quarta-feira, 14 de março de 2007

artigos - de outros blogs

- All That Jazz (ver artigo inteiro neste link)



Artigo (excerto):

Um músico que dispensa apresentações. O seu talento cedo deu nas vistas. Nos anos 70, incentivado por Luís Villas-Boas dedicou-se à bateria. Estudou no Louisiana e no Hot Club de Portugal. Entre outros cursos e seminários destaca-se um com o baterista Oliver Johnson e outro com Tony Faulkner. Tocou dentro e fora de Portugal em concertos e festivais com algumas figuras mundiais do jazz: Kai Winding, Steve Potts, Mike Karr, John Schröder, Mike Ross, entre outros. Do mesmo modo tem tocado ao lado de notáveis músicos portugueses tais como: José Eduardo, Maria João, António Pinho Vargas, Rão Kyao, Sérgio Godinho, Jorge Palma, Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, Rui Veloso, Vitorino, Carlos Azevedo, Carlos Barreto, João Paulo Esteves da Silva, Nanã Sousa Dias, etc. Participou ainda em sessões com Wynton Marsalis, Al di Meola, Enrico Rava e Chuck Israels. Hoje em dia tem dois combos de Jazz: Bronx Na Mouraria e Longetude 0 e pertence ainda ao Quinteto de Jazz de Lisboa


“Paleka é dos bateristas mais carismáticos em Portugal. A sua longa carreira, a sua forma peculiar e coesa de tocar bateria, com um tempo e uma regularidade na batida (groove) tão própria, fazem dele um exemplo a seguir. Participou no Cascais Jazz, no Festival Internacional de Sevilha ...

Participou em vários projectos musicais, como por exemplo: ...

; assim como em vários festivais, destacando alguns: Festival de Jazz de Macau (Kinteto António Ferro), Festival de Jazz Europeu do Porto (3 por 4 com John Schröder), Festival Internacional de Jazz do Algarve (O Quarteto), Guimarães Jazz (Kinteto António Ferro | Ana Alves de Quinteto), Festival Internacional de Jazz de Sevilha (Quarteto de Mike Ross | Kai Winding), 9º e 14º Festival Internacional de Jazz de Cascais.



(o que se segue são artigos de outro "site" cujo 'link' se segue)

RUDY 1954

- PALEKA (Um chapéu, uma BATERIA e muita ARTE)

O QUE ESTAVA A FAZER...
Não haverá muitos desta qualidade, e raros os que se lhe assemelhem...em todos os sentidos
SENSIBILIDADE , TÉCNICA , E MUSICA A CORRER-LHE NAS VEIAS
Está quase sempre tudo bem
Entrámos para o Estúdio e ele pediu-me a "cifra". Deu-lhe duas ou três voltas e disse com aquele sorriso que tão bem lhe conheço e estou neste momento a ver :
_ Vamos nessa... "Tá"...!!!!!!
E é com esta simplicidade que se ensaia, dá-se um par de gargalhadas e sem saber como
Já estamos todos envolvidos num emaranhado de Harmonia e Melodia, assente numa secção rítmica que o Paleka conduz só e como um mestre que É..!!!!

Sem comentários: